Orientações para preenchimento do Ativo Garantidor Vinculado: FUNDO DEDICADO - ANS

De acordo com a ANS, na RN nº 392/2016,Artigo 11º: "As operadoras que optarem por adquirir quotas de fundo de investimento dedicado ao setor de saúde suplementar, cujas instituições financeiras administradoras possuam convênio com a ANS, estarão isentas da necessidade de custódia dessas quotas."

Portanto, para preenchimento no XML Financeiro dos Ativos Garantidores - ANS, é necessário observar os padrões especificados:

- Custódia: Informar como “OUTROS”
- Código Ativo: Informar o código relacionado no link acima do convênio ANS com a instituição financeira, substituindo a “/”(barra) por “_” (underline) 
- Data Emissão: Informar a data de adesão ao convênio 
- Data Vencimento: Informar a data de vencimento do convênio se houver, se não houver, informar 31/12/2099, para que o sistema de validação da ANS entenda que não há vencimento. 
- Tipo Outros: Informar com até 20 caracteres a descrição do fundo ANS. Sugestão: Iniciar com o percentual de garantia do fundo 100, 80 ou 30, seguido de underline, seguido de  “Fundo_ANS”. 
- Tipo do Bem: Quando selecionado custódia “OUTROS” este campo não é preenchido 
- Quantidade: Informar a quantidade de cotas adquiridas 
- Preço Unitário: Informar o preço unitário de cada cota 
- Valor Contábil: Informar o valor contábil registrado no balancete na data base do trimestre enviado. 
- Nome do Emissor: campo facultativo, caso deseje preencha com o nome da instituição financeira conveniada 
- CNPJ do Emissor: Preencher com o CNPJ da instituição financeira conveniada 
- Vinculado: Informar se este ativo é um ativo garantidor vinculado SIM ou NÃO.


Observações: A ANS só aceita 2 (duas) casas decimais para a quantidade e valor unitário. Como as  instituições financeiras trabalham com seis (6) casas decimais, consequente haverá diferença de arredondamento para o valor contábil. Para as aplicações que não possuam quantidade e preço unitário, informar o mesmo valor contábil no campo quantidade e no preço unitário informar R$ 1,00 (Um real), pois são campos obrigatórios de preenchimento.
 

Clique Aqui e confira quais instituições são conveniadas e estão disponíveis para a aplicação, bem como  informações do Código do Ativo, CNPJ do Emissor, Nome do Emissor, etc.

Confira também as informações e sugestões da ANS, clicando aqui e aqui.